Sobre o programa
Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória – FMUSP
Senso Estrito (Doutorado e Doutorado Direto)
Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1987, até abril de 2017 foram titulados 143 alunos, sendo 19 mestres e 124 doutores. Atualmente, estão matriculados 43 alunos no programa de doutorado/doutorado direto, com projetos de pesquisa vinculados às linhas de pesquisa em andamento. A avaliação da CAPES para o Programa de Doutorado em Anestesiologia inferiu conceito B para os biênios 92/93 e 94/95, sendo que com a mudança dos conceitos para notas o programa foi conceituado com nota 4 no biênio 96/97 e nos últimos três triênios.
O Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória da Universidade de São Paulo agrega grupo que visa a excelência da pesquisa em medicina perioperatória e o reconhecimento internacional nas áreas de anestesiologia, terapia intensiva cirúrgica e tratamento da dor, buscando otimizar o impacto das publicações e o núcleo docente permanente, com consequente aumento do número de discentes e da inserção social.
Nos últimos anos o Programa apresentou progressiva melhora da quantidade e qualidade da produção intelectual, da integração com a graduação, da captação de recursos de agências de fomento e dos intercâmbios interinstitucionais nacionais e internacionais. O resultado desta otimização pode ser comprovado pelo aumento progressivo do número de citações das publicações referentes exclusivamente às teses defendidas no programa.
São considerados pontos fortes do programa:
1. Aumento progressivo do fator de impacto das publicações;
2. Infraestrutura instalada para atendimento à pesquisa;
3. Capacidade de incremento de parcerias interinstitucionais e publicações em conjunto com pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do exterior;
4. Visibilidade do Programa: docentes e pesquisadores do Programa são formadores de opinião nas áreas em que atuam, contribuindo para o recrutamento de alunos e desenvolvimento da pesquisa. O site do Programa recebe número crescente de acessos e contribui para a visibilidade.
5. Capacidade de aumento do recrutamento discente: Esta tendência de aumento é evidente nos últimos anos, com alunos provenientes da própria instituição ou de outras Instituições do Brasil ou do exterior.